Docência "in loco"

Concurso para professor. TCC em educação. Prática pedagógica.

Questões de legislação para concurso de professor

legislacao Questões de legislação para concurso de professor

Legislação Educacional

Olá, pessoal, trago hoje um simulado com cinco questões sobre legislação educacional que vale a pena conferir. São questões de um concurso super recente. Vamos treinar?

 

Se você que primeiro ter conhecimento sobre a legislação pode verificar neste post, que tem links para os textos das leis. Você também pode buscar informação nesta categoria em que discuto algumas legislações específicas.

 

Temos vários outros posts com questões de concurso para testar seu conhecimento e ver como está caminhando em seus estudos, basta clicar aqui e responder às questões.

 

Agora se você busca um guia definitivo para passar em concurso público para professor, verifique neste post.

 

Deixem seus comentários para a gente melhorar sempre icon wink Questões de legislação para concurso de professor

Questões sobre legislação

Parabéns - Você terminou Questões sobre legislação. Você fez %%SCORE%% de %%TOTAL%%. Sua média é: %%RATING%%
Your answers are highlighted below.
Question 1
(FAPERP - 2013)O artigo 13 da LDB define as incumbências dos docentes. Assinale a alternativa que não representa uma incumbência docente.
A
Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
B
Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
C
Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
D
Administrar recursos materiais e financeiros.
Question 2
(FAPERP - 2013) As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica destacam a transversalidade. Qual das afirmações a seguir não pode ser associada à transversalidade?
A
A transversalidade refere-se à dimensão didático-pedagógica e a interdisciplinaridade à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.
B
A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.
C
A transversalidade deve ser implementada por meio de disciplina específica que se destina a abordar temas escolhidos pela escola.
D
A transversalidade difere da interdisciplinaridade e ambas complementam-se, rejeitando a concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado.
Question 3

(FAPERP - 2013) As Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (2009) estabelece que as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:

I. autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

II. dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

III. da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

Estes princípios correspondem respectivamente às dimensões:

A
Ética, política e social.
B
Afetiva, ética e estética.
C
Ética, política e estética.
D
Individual, social e cultural.
Question 4
(FAPERP - 2013) As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica destacam que na organização curricular a escolha da abordagem didático-pedagógica pela escola deve orientar o seu projeto político-pedagógico. Qual alternativa representa formas de abordagens didáticopedagógicas?
A
Tradicional, escolanovista ou libertadora.
B
Temática, conteudista ou por núcleos de interesse.
C
Disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar.
D
Construtivista, espontaneísta ou comportamentalista.
Question 5

(FAPERP - 2013) Atribua Verdadeiro ou Falso a cada uma das afirmações que se seguem . Segundo as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (2009), a avaliação do desenvolvimento das crianças e do acompanhamento do trabalho pedagógico na Educação Infantil deve garantir:

( ) a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.

( ) a atribuição de notas ou conceitos que permitam comparar o desenvolvimento das crianças e identificar dificuldades de aprendizagem.

( ) utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).

( ) a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental).

( ) a documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.

( ) a retenção/reprovação de crianças que não se desenvolveram conforme o esperado para a faixa etária.

A sequência correta de Verdadeiros e Falsos é:

A
F, V, F, F, V, V.
B
V, V, V, F, F, V.
C
V, F, F, V, F, F.
D
V, F, V, V, V, F.
Quando você terminar, clique no botão abaixo. Se algum item estiver incompleto ele será marcado como incorreto. Ver Resultados
Existem 5 questões incompletas.
List
Return
Shaded items are complete.
12345
Fim
Return

Related posts:

  1. Questões sobre a Legislação e educação inclusiva
  2. Legislação educacional para concurso
  3. Questões de concurso sobre o ECA
  4. Questões de concurso sobre a Constituição
  5. Questões de concurso sobre o Projeto Político Pedagógico

  • Suzana mendes da mota

    Olá!gostei muito de sua iniciativa,pois através desse teste,podemos tirar algumas dúvidas,e principalmente participar ativamente do mesmo,e nos prepararmos ainda mais, para os concursos que serão oferecidos na área.Obrigada!!

    • rosanarogeri

      Que bom que curtiu, Suzana.
      Estou pensando em algumas incrementações para os testes e melhora na proposta das respostas também.

      Valeu pelo comentário.

      Abração!

  • monizy

    Oi…gostei muito…ainda mais que me sai muito bem…excelente iniciativa. ParabÉns.